segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Livros mas lidas sobre o ballet

Os meus livros de cabeceira

Há dois anos, eu prometi a indicação de uma lista de livros. Demorou, mas chegou. Eu parto do seguinte princípio: na dúvida, não busque no Google, procure nos livros. São cinco livros que consulto sempre e um livro que releio volta e meia. Eles constituem a base do meu estudo. São exemplares que não empresto, […]

Anatomia da dança

Mês passado, fiz um post falando sobre a importância dos livros para o nosso estudo e disse que faria um outro com indicações de leitura. Mas antes, achei melhor fazer posts específicos de dois livros muito importantes. O primeiro deles é o Anatomia da dança, de Jacqui Greene Haas. Fonte: Editora Manole Falei brevemente sobre […]

E os livros nessa história?

Um dos pontos que mais me incomoda no ballet clássico é um certo desdém pelo estudo teórico. Dá-se um grande valor à oralidade, ou seja, os professores passarem seu conhecimento aos alunos. Mas os livros, coitados, não têm valor algum. Os “maestros” são os grandes detentores do saber. Como eu vejo isso? Uma prova de […]

Os sapatinhos vermelhos

Há bastante tempo, eu li o livro Mulheres que correm com os lobos, da psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés. É uma daquelas obras que toda mulher deveria ler pelo menos uma vez na vida. Mas seria bom reler e reler e reler… O capítulo “A preservação do Self: a identificação de armadilhas, arapucas e iscas […]

Visualize primeiro, realize depois

Há um tempo, na mesa da minha professora de ballet, eu vi o livro Anatomia da dança. Conversamos a respeito e eu não resisti e comprei. É material de estudo para a vida inteira de qualquer bailarino, seja amador ou profissional. Mas, falarei sobre o livro de maneira aprofundada daqui um tempo, hoje quero compartilhar […]


FONTE
(https://dospassosdabailarina.wordpress.com/tag/livros/ - Acessado em 03/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário